sábado, 15 de setembro de 2007

A Fantástica Cozinha de Bocoióla

Minha ajudante foi-se embora, sem me dar tempo de procurar outra pessoa para substituí-la. Como hoje eu tô folgadíssima, os meninos estão em casa e não quero nem pensar em restaurante, resolvi unir o que devia ser feito, com aquela sensação de “ah! como eu gosto de fazer”... e voilà! Fui fazer comidinha de fim de semana pros meus amores.



TEMPO DE PREPARO :


Two of us – Aimee Mann
All those years ago – George Harrison
Always somethig there to remind me – All Saints
The long and widing road – The Beatles
For no one – The Beatles
Blue Skyes – Caetano Veloso
Body and soul – Caetano Veloso
All of me – Billie Holiday
Beyond the sea - George Benson




RISOTO VERDE

O QUÊ:
400 gr de arroz arbório
1 l de caldo de peixe
1 vidro pequeno de leite de coco
1 abobrinha verde pequena cortada em cubinhos
2 xícaras de agrião picado grosseiramente com os talos
1 talo de alho poro fatiado
1 pedacinho pequeno de gengibre fresco
1 taça de vinho branco seco
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de shoyo ( fermentação natural)
1 cebola cortada em rodelas finas
1 colher de sopa de azeite extravirgem
1 colher de chá de óleo de gergelim torrado


COMO:
Numa panela grande aqueça azeite e 1 colher de manteiga, com a colherinha de óleo de gergelim torrado. Doure a cebola e o gengibre.
Abaixe o fogo.
Adicione a abobrinha e o arroz e dê uma rápida dourada.
Coloque o vinho branco e deixe evaporar o álcool.
Vá mexendo sem parar e vá adicionando o caldo de peixe.
Ponha o leite de coco, continue a mexer.
Ponha o shoyu.
Corrija o sal.
Bote o agrião e o alho poro.
Não para de mexer.
Veja se o arroz está al dente.
Desligue o fogo, bote as duas colheres de manteiga e mexa bem.


Cebolinha verde bem picadinha pra servir por cima.



MEDALHÃO DE FILET


O QUÊ:
1 kg de filet mignon bem limpo
Corte em bifes grossos de +_ 2 dedos de largura
Tempere com sal, pimenta do reino e alho
1 colher de chá de manteiga para passar cada bife.


COMO:
Numa caçarola, em fogo alto, deixe a manteiga derreter, bote o medalhão de um lado e deixe até que o sangue brote na parte de cima. Não fique mexendo a carne. Vire e deixe até que se forme uma crostinha crocante.


FRESCURA PURA:
Pra quem gosta de doce com salgado, corte finamente uma manga NÃO MUITO MADURA e tempere com gotinhas de aceto balsâmico e pimenta rosa.
Sirva ao lado do filet.


Bon apetit!



Não esqueça de fazer uma mesa bem linda, com joguinhos americanos de tecido ou bambu, guardanapinhos de tecido, copos bonitos e um arranjo baixinho de flores, pra ninguém ter que ficar esticando o pescoço pra falar com o da frente.


Vinho tinto pra quem é de vinho tinto.
Coca-cola pra quem é de coca-cola.
Suco de fruta ( eu eu eu!). Hoje eu fiz um suco de abacaxi, com um pedacinho petitico de gengibre e hortelã. No sugar at all. Di-vi-no!



SOBREMESA (a preferida do meu pai):
Derreta um tablete de 400gr de goiabada cascão(corte em fatias finas) com três colheres de sopa de manteiga e um dedinho de água. Bote uma pitada de canela em pó.
Sirva quente com sorvete de creme.


Pra fechar com chave de ouro: Café Cristina!


Missão cumprida!


Pode botar o dvd pra rodar...e durma, criatura!

2 comentários:

Unknown disse...

Cataploft! Morri!

Comentários sobre arquitetura disse...

Meu Deus, isso eh uma refeicao espiritual! (vou copiar!)